Planeta Tierra - GIFMANIA

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Os 10 maiores terremotos da história.

Um forte terremoto atingiu a Índia e o Nepal. O forte tremor, de magnitude 7,8 é o pior do Nepal desde 1934. Embora a tragédia tenha deixado mais de 2500 mortos, o terremoto   está longe de ser um dos maiores que já tivemos.

O Nepal está localizado em uma região de encontro de duas placas tectônicas, a Eurasiana e a Indiana. Devido ao movimento dessas placas, o país está extremamente suscetível a abalos sísmicos

As placas Eurasiana e Indiana se movimentam no sentido de aproximação. Atualmente, elas convergem em um ritmo de 4 a 5 centímetros por ano. A convergência das placas gerou uma região montanhosa que possui, inclusive, a maior montanha da Terra: o Monte Everest. Conforme essas placas se aproximam, o Monte Everest e as montanhas ao seu redor se erguem, causando vários tremores. 

As placas Eurasiana e Indiana se movimentam no sentido de aproximação. Atualmente, elas convergem em um ritmo de 4 a 5 centímetros por ano. (Imagem: Thinkstock)


Foco próximo da superfície

A série de terremotos que teve início em abril de 2015 no Nepal foi especialmente devastadora pois, além da alta magnitude, o foco dos tremores ocorreu bem próximo da superfície, a apenas 10 ou 15 quilômetros de profundidade.










10 - Tibete (China), 1950 - Magnitude 8.6 
Este terremoto causou a morte de mais de 1.500 pessoas. Apesar de ter se originado no Tibete, ele causou mais danos em Assam, na Índia.
9 – Sumatra (Indonésia), 2005 - Magnitude 8.6
terremotos-9.SUMATRA

Depois da região ser devastada três meses antes com o tsunami do Oceano Índico em dezembro de 2004, que matou mais de 230 mil pessoas atingindo a Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e Maldivas, a ilha de Sumatra sofreu novamente com um tremor em terra que deixou mais de 1.300 pessoas mortas.
8 – Alasca (EUA), 1965 – Magnitude 8.7
O tremor atingiu as ilhas Rat, no Alasca (EUA), gerando um tsunami com ondas de 10 metros de altura. Felizmente, ao contrário de muitos casos nessa lista, o terremoto ocasionou poucos danos.
7 – Equador-Colômbia, 1906 – Magnitude 8.8
O abalo atingiu o Equador e a fronteira com a Colômbia, matando cerca de 1.000 pessoas, a maioria na Colômbia. Ele também ocasionou uma tsunami e chegou a ser sentido em San Francisco (EUA) e no Japão.
6 – Chile, 2010 – Magnitude 8.8
terremotos-6.CHILE

Um dos mais recentes da lista, o terremoto aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2010, deixando mais de 800 fatalidades e mais de 20 mil pessoas desabrigadas. O tremor mais intenso durou cerca de três minutos e pode ser sentido em diversas regiões do Chile, que juntas respondiam por 80% da população do Chile. As tsunamis causadas devastaram cidades no país e acionaram alertas em mais de 53 países, causando danos até em San Diego (EUA).
5 – Rússia, 1952 – Magnitude 9.0
Apesar da magnitude do terremoto, originado na península de Kamchatka, extremo leste da Rússia, e das ondas gigantes da Tsunami que chegaram ao Havaí, não tivemos nenhuma vítima fatal, felizmente.
4 – Japão, 2011 – Magnitude 9.0
terremotos4.JAPAO

Não tivemos a mesma sorte com o terremoto que atingiu o Japão, em 2011, e ainda está em nossas memórias. Seguido por um tsunami com ondas de 10 metros de altura que chegaram a uma velocidade de 800 km/h que atingiu a costa japonesa, a tragédia deixou mais de 15 mil mortos, 6.000 feridos e 2.600 pessoas desaparecidas, além de ter deixado cidades totalmente devastadas.
3 – Sumatra (Indonésia), 2004 – Magnitude 9.1
terremotos-3.SUMATRA
Mais uma vez em Sumatra, este foi o terremoto que deu origem à grande tsunami que atingiu 14 países e matou mais de 260.000 pessoas, se tornando um dos maiores desastres naturais da história do planeta. A tragedia inspirou o filme " O Impossível". O roteirista Sergio G. Sánchez trabalhou o tempo todo em contato com a família, especialmente a mãe, Maria Belon. Então o filme é bastante fiel aos fatos. A mãe, por sinal, ficou bastante amiga da atriz Naomi Wattz e ficou na Indonésia durante as filmagens, que foram feitas no mesmo local do desastre.
2 – Alasca (EUA), 1964 – Magnitude 9.2

terremotos-Alasca2Tendo durado cerca de quatro minutos, o fortíssimo abalo deixou 15 vítimas fatais. A tsunami originada a partir dele, no entanto, matou 129 pessoas. Foi o terremoto mais forte da história da América do Norte.
1 – Chile, 1960 – Magnitude 9.5
terremotos-chile-1Ocorrido em 22 de maio de 1960, esse foi o maior terremoto de todos os tempos. Ele deixou mais de 2.000 mortos e apagou cidades inteiras do mapa do Chile, gerando ondas de 10 metros de altura. A Tsunami resultante atingiu também o Havaí, Japão, Nova Zelândia e Austrália.
Fonte: brasil.discovery. / imagens: GettyImages

O que causa um terremoto? Assistem o vídeo, bem didático!

Exercícios de fixação!
1 - O terremoto de Sendai atingiu 8,9 pontos. Pelas estatísticas, um terremoto assim ocorre uma vez por ano, em grande parte no oceano, onde não resulta em danos. Afinal, o que causa sismos e terremotos?
aMovimentação oceânica.
bRotação da Terra.
cMovimentos de placas tectônicas.
dDeslizamento de montanhas.
eExplosões solares.

2 - Qual é a escala usada para medir a intensidade dos terremotos?
aRichter.
bPauling.
cGlasgow.
dFujita.
ePantone.

3 - De acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos, o terremoto aconteceu a 130 quilômetros da península de Ojika, a 24 quilômetros de profundidade. Ele ocorreu devido ao atrito entre duas placas que cortam o Japão: a Pacífica e a Norte-Americana. O Japão fica na conjunção de quatro placas. Quais são as outras duas?
aPlaca das Filipinas e Placa Eurasiática.
bPlaca Sul-Americana e Placa Africana.
cPlaca de Nasca e Placa Antártica.
dPlaca Juan de Fuca e Placa do Pacífico.
ePlaca Indiana e Placa Eurasiática.

4-Os terremotos de grande magnitude e intensidade ocorrem principalmente em locais onde há o encontro de diferentes placas tectônicas. Essas áreas são denominadas:
a) Zonas de divergência
b) Epicentro
c) Deriva continental
d) Zonas de convergência
e) Escala Richter

5) Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são:
a) Chile e Peru
b) Uruguai e Paraguai
c) Brasil e Bolívia
d) Argentina e Paraguai
e) Chile e Haiti

6)Explique o que são terremotos e quais os fatores responsáveis pela sua ocorrência.


Gabarito na sequência: c,a,a,d,a; 
6) Os terremotos, também denominados sismos, são tremores bruscos na crosta terrestre, ou seja, intensas vibrações na superfície da Terra. Os terremotos são desencadeados por encontro de duas ou mais placas tectônicas diferentes, pois essas placas estão em constante movimentação, podendo formar áreas de convergência de placas (locais que elas se movimentam uma em direção a outra). O encontro de diferentes placas produz acúmulo de pressão e descarga de energia, provocando os terremotos. Esse fenômeno também pode ser formado através do desgaste das placas tectônicas, provocando falhas geológicas, esses sismos apresentam menor intensidade e magnitude. A atividade vulcânica também pode provocar terremotos.   






Nenhum comentário:

Postar um comentário